
Os lobos estão de volta aos Países Baixos, depois de uma ausência de 140 anos, segundo apontam as observações de cientistas holandeses.
Após séculos de perseguição, os predadores têm regressado gradualmente a vários países europeus, incluindo a Dinamarca e a Bélgica.
Desde 2015 que são avistados lobos ocasionalmente nos Países Baixos. Contudo, acreditava-se que seriam animais que tinham atravessado temporariamente a fronteira da Alemanha, voltando depois para este país, conta a BBC.
As organizações FREE Nature e Wolven in Nederland têm acompanhado os movimentos de duas fêmeas no parque nacional De Hoge Veluwe, analisando as suas pegadas e dejetos. Os dados recolhidos confirmaram que pelos menos uma das fêmeas se estabeleceu no país há seis meses.
Como também foi avistado um macho na zona, a formação de uma alcateia poderá estar para breve. O ecólogo Roeland Vermeulen acredita que o país tem espaço para 22 alcateias, cada qual com 5 a 8 animais.
O regresso do lobo tem dividido opiniões na Europa. Se os conservacionistas o veem como excelentes notícias, os criadores de gado queixam-se de um crescente número de ataques.
Em França, por exemplo, onde o predador regressou em 1992, através da Itália, e se tem multiplicado, já há cerca de 12 mil relatos de ataques a ovelhas e cabras.
O ecólogo Hugh Jansman, da Universidade holandesa de Wageningen, acredita, no entanto, que o ecossistema local beneficiaria com a presença dos lobos, explicando que a ausência de predadores levou à sobrepopulação de animais, como veados e javalis, na zona.