Tesco lança iniciativa para oferecer alimentos gratuitamente e combater o desperdício alimentar
A cadeia britânica de supermercados Tesco deu início a um projeto-piloto que pretende reduzir o desperdício alimentar, oferecendo gratuitamente aos clientes produtos com validade prestes a expirar.
A iniciativa está a decorrer em algumas lojas Tesco Express no Reino Unido, onde alimentos com etiquetas amarelas — habitualmente indicativas de descontos elevados — poderão agora ser levados gratuitamente pelos consumidores a partir das 21h30. No entanto, esses produtos só estarão disponíveis para o público caso não tenham sido previamente recolhidos por instituições de caridade, grupos comunitários ou colaboradores da loja.
“Estamos constantemente à procura de formas inovadoras de reduzir o desperdício alimentar“, afirmou um porta-voz da Tesco. “Em todas as nossas lojas, oferecemos os excedentes alimentares a instituições e comunidades, doando milhões de refeições todos os meses. Este novo projeto permitirá que os clientes levem gratuitamente os itens restantes no final do dia.”
O sistema baseia-se numa extensão do conhecido programa das etiquetas amarelas, que assinalam produtos em fim de validade com descontos até 90%. Com a nova medida, alguns desses produtos passam a exibir uma indicação de £0, podendo ser levados sem custo, desde que sejam devidamente registados na caixa.
Apesar de a empresa não ter revelado as localizações exatas nem a data de arranque do projeto, há relatos de clientes que notaram a medida já desde novembro passado, especialmente em lojas de Londres. Entre os produtos oferecidos incluem-se refeições rápidas como sanduíches, fruta e sushi.
Esta ação insere-se no compromisso da Tesco em reduzir para metade o desperdício alimentar.
O contexto económico também motiva medidas como esta. Com a inflação e o aumento do custo de vida no Reino Unido, milhões de pessoas enfrentam dificuldades para garantir refeições diárias. Dados do Governo indicam que mais de 7 milhões de britânicos viviam em lares com insegurança alimentar em 2022/23. Em paralelo, os bancos alimentares registaram números recorde: só a Trussell Trust distribuiu mais de 3,1 milhões de cabazes de emergência no último ano.
Ainda não há confirmação sobre uma eventual expansão da medida a nível nacional, mas a Tesco considera que este projeto poderá ajudar tanto a combater o desperdício como a apoiar as famílias mais afetadas pela crise económica.
Tesco launches free food stickers to cut wasteTesco is giving away free food to help cut waste and support struggling shoppers—but there’s a catch.
Publicado por The Mirror em Segunda-feira, 17 de março de 2025