Irlanda junta-se à França, Alemanha e Bulgária e proíbe o fracking
A Irlanda é o mais recente país europeu a proibir a fracturação hidráulica (“fracking”) onshore, juntando-se assim à França, Alemanha e Bulgária. O decreto sobre o Desenvolvimento do Petróleo e outros Minerais (Proibição da Fracturação Hidráulica Onshore) foi promulgado pelo Presidente da República da Irlanda, Michael Higgins, no dia 6 de julho.
“Esta proibição é uma grande vitória para os ativistas locais que se mobilizaram e sensibilizaram as suas comunidades e os seus representantes eleitos para a ameaça que o fracking representa para os recursos hídricos locais”, disse Kate Ruddock, da coligação de 26 ONG irlandesas, Environment Pillar.
It's passed! The #FrackingBill has just passed the #Seanad, banning environmentally damaging fracking in Ireland! #KeepItInTheGround pic.twitter.com/zhtXEoNxZ6
— Green Party Ireland (@greenparty_ie) 28 de junho de 2017
O fracking implica a injeção de água com produtos químicos a alta pressão no subsolo para fraturar as rochas e libertar o gás. Os químicos utilizados neste processo podem contaminar o solo e a água.
“Por todo o mundo, há comunidades a manifestarem-se para se deixarem os combustíveis fósseis no solo e para se colocarem os cidadãos no centro de um novo sistema energético, limpo e saudável”, acrescentou Kate Ruddock. “Esta vitória (…) confere um impulso à nossa causa comum por um futuro sem combustíveis fósseis.”