Pedro Norton de Matos

Pedro Norton de Matos é um eterno apaixonado pela fauna e pela flora, privilegiando a harmonia com a natureza, onde “nada se perde e tudo se transforma”. Economista de profissão, acredita na circularidade da Economia e que o modelo de prosperidade passa pela interdependência com as áreas Ambiental e Social.

O UniPlanet falou com Norton de Matos, mentor do Greenfest, para ficar a conhecer melhor este projeto.

UniPlanet (UP): Para quem ainda não conhece, quer apresentar-nos o Greenfest?


É um Movimento de Sustentabilidade, suportado numa plataforma presencial e online onde se partilham boas práticas ambientais e de impacto social, em interdependência com a dimensão económica. São diversos os públicos-alvo e grupos etários.

UP: Que projetos vão estar presentes nesta edição?


São projetos muito diversos, com linguagens e processos orientados para diferentes públicos-alvo. O tema central é a Retoma Sustentável e a tríade Ecologia, Economia e Saúde estará em foco.
Conferências, workshops, música, teatro, saúde e bem-estar são muitas das áreas abrangidas pelos projetos.

Banca

UP: Que marcas vamos poder encontrar no Mercadinho Sustentável?


Vai depender do número de expositores presenciais que possam estar representados devido às restrições sanitárias em vigor nas datas do festival. Na dimensão digital, teremos marcas eco dos sectores têxtil, calçado, artesanato, higiene, cosmética, comércio justo, impacto social, etc.

UP: Quais são as principais dificuldades que enfrentaram a organizar um evento desta natureza em plena pandemia da covid-19?


O planeamento é feito em clima de grande incerteza e as mudanças de trajetória têm sido frequentes, sobretudo querendo manter um evento híbrido, com as dimensões presencial e digital.

Pedro Norton de Matos

UP: Quais são as três razões porque não devemos faltar ao Greenfest?


Desde logo pela dupla possibilidade de marcar presença físico/presencial e/ou online numa plataforma atrativa. É uma grande oportunidade de conhecer:

  1. Projetos inovadores e inspiradores;
  2. Debater temas de interesse individual e comunitário;
  3. Cada um de nós poder exercer a sua cidadania ativa e responsável.

UP: Acredita que a economia e a sustentabilidade vão um dia caminhar lado a lado?


A Economia é um dos três pilares do conceito de Sustentabilidade. Com efeito, a Sustentabilidade valoriza a interdependência entres as áreas Ambiental, Social e Económica.
A Economia “verde”, circular e regenerativa está intimamente ligada à definição de sustentabilidade.

Banca

UP: Para terminar, quer deixar algumas dicas para quem quer seguir um estilo de vida mais sustentável e deixar o planeta melhor do que o encontrou?


O comportamento no dia a dia pode e deve refletir uma postura de cidadania ativa e responsável. Cada um de nós é um potencial agente de transformação e pode na sua casa, emprego, bairro, cidade, país, comunidades onde se insere, dar exemplos que tenham um impacto ambiental e socialmente positivo. Começamos logo em casa com os hábitos alimentares, produtos de higiene e limpeza, separação e valorização de resíduos, consumo de água, etc., etc….depois os transportes e…..todo o nosso quotidiano.

Comentários

Categorias:

Eventos,

Última atualização: 7 Junho 2021