Investigadora da Universidade de Lisboa Estuda a Transmissão do Pensamento à Distância
Uma investigadora portuguesa está a desenvolver um estudo, em Lisboa, sobre a transmissão à distância de um pensamento, entre duas pessoas, e o possível impacto em quem o recebe.
O estudo pretende avaliar como se “comporta o cérebro humano quando emite, à distância, sem uma interação direta, a intenção e como reage o cérebro de quem recebe essa intenção”, explica a investigadora de neurociências Anabela Ventura.
“Este é um trabalho sobre intenção humana, apesar dos desenvolvimentos recentes sobre a intenção na área da robótica, por exemplo, em que a intenção é usada para comandar braços robóticos ou exosqueletos em pessoas com mobilidade reduzida“, diz a investigadora.
Este estudo foca-se apenas “em pessoas e no impacto nelas”, acrescenta.
O projeto recebeu uma bolsa de investigação da Fundação Bial e é também parte do projeto de investigação realizado no âmbito do doutoramento de Anabela Ventura em Neurociências na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
“Será que afetamos os outros? E como é que isso se traduz em atividade cerebral“, questiona a investigadora, que regista a atividade neurológica em 5 grupos de participantes voluntários.
Fonte: DN