As fraldas descartáveis são um grave problema ambiental. Depositadas em aterros sanitários, podem demorar séculos a decompor-se. No entanto, numa investigação recente, Alethia Vázquez-Morillas da Universidade Metropolitana Autónoma da Cidade do México descobriu um método que pode acelerar a sua degradação.

Como ela e os seus colegas explicaram na revista Waste Management:
“cultivar o tipo certo de cogumelo em fraldas pode degradar cerca de 90% do material de que são feitas, num período de dois meses. Em quatro meses estão degradadas completamente.”
Os cogumelos usados na investigação foram Pleurotus ostreatus, uma espécie comestível.
A razão que faz as fraldas demorarem tanto tempo a degradar-se não está relacionada com a sua utilização. O principal componente de uma fralda é a celulose, um material irritantemente persistente. Os cogumelos Pleurotus ostreatus, no entanto, crescem em árvores mortas e estão bem providos de enzimas capazes de degradar a celulose.

Fonte: The Economist
Comentários

Categorias:

Sem categoria,

Última atualização: 7 Junho 2021

Tagged in: