A ONU advertiu, no passado dia 22 de Fevereiro, que a enorme quantidade de resíduos electrónicos (computadores e telemóveis) produzidos hoje em dia, irá provocar graves problemas sanitários nos países em vias de desenvolvimento, se continuarem a não ser reciclados.

“A venda de produtos electrónicos em países como a China e a Índia e nos continentes africano e sul-americano deverá aumentar muito nos próximos 10 anos”, prevê um relatório do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA). “Se não for lançada nenhuma política para recolher e reciclar estes equipamentos, numerosos países vão ver-se com montanhas de resíduos electrónicos perigosos, com consequências graves para o Ambiente e saúde pública”, alerta o relatório.

A China produz anualmente cerca de 2,3 milhões de toneladas de REEE (resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos), ultrapassada pelos Estados Unidos, com 3 milhões. Grande parte é incinerada e não é tratada de forma correcta, nota o PNUA.

Achim Steiner, director do PNUA afirma que é “urgente” pôr a funcionar métodos de reciclagem que “ofereçam o potencial de gerar emprego, reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e recuperar importantes quantidades de metais”.

Referência: Público
Comentários

Categorias:

Sem categoria,

Última atualização: 7 Junho 2021

Tagged in: