A Comissão Internacional de Caça às Baleias decretou o fim da actividade com intuitos comerciais em 1986 mas, apesar de todas as pressões internacionais, o Japão mantém a caça, alegadamente para fins científicos.

A carne das baleias capturadas (supostamente para os cientistas recolherem informação sobre a taxa de natalidade e a sua dieta) é empacotada e vendida.

A caça à baleia é também praticada pelos noruegueses e islandeses.

No início deste ano a Greenpeace criou o site “Envie uma Baleia” – Baleias de Origami, no qual as pessoas são convidadas a personalizar a sua própria baleia de origami e a enviar automaticamente uma carta ao primeiro ministro do Japão, pedindo que acabe com a caça da baleia: ilegal e desnecessária.

Já foram enviadas mais de 160.000 e a meta é chegar às 250.000.
O protesto online “Send a Whale” já ganhou um prémio no webbie awards, e já criou baleias de todas as partes do mundo.

Se ainda não criou a sua baleia de origami, clique na imagem em baixo. Poderá depois ver a sua baleia a percorrer o oceano rumo ao Japão.


A cidade japonesa Nagoya vai ser a sede da Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade em Outubro de 2010. O símbolo deste encontro é feito de animais em origami à volta de um adulto e uma criança – a vida em harmonia, em direcção ao futuro.

Referências: Greenpeace e Expresso

Comentários

Categorias:

Animais,

Última atualização: 7 Junho 2021

Tagged in:

, ,