Perseidas – Chuva de Estrelas
Constelação de Perseus
A famosa chuva de estrelas das Perseidas tem sido observada ao longo dos últimos 2.000 anos, com a primeira descrição conhecida deste fenómeno a ser efectuada no Extremo Oriente. Na Europa recém cristianizada, as Perseidas tornaram-se conhecidas como Lágrimas de São Lourenço.
O ponto alto está previsto para as 17h00, quando ainda não é noite em Portugal; 14h30 em Brasília. A Lua vai também impedir uma melhor observação por estar na fase minguante, e vai retirar algum brilho ao firmamento. Mas, mesmo assim, os astrónomos garantem que irá valer a pena observar o céu na próxima noite.
“Os meteoros são muito pequenos, do tamanho de ervilhas ou no máximo de bolas de ténis, e são muito fugazes, duram poucos segundos”, disse Pedro Ré, presidente da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores. Devido às suas pequenas dimensões, estes meteoros desfazem-se antes de entrarem na atmosfera, que funciona como protecção.
Este fenómeno das estrelas cadentes pode observar-se naturalmente à vista desarmada.
“Nestes casos nunca devemos usar qualquer ajuda óptica, nem binóculos nem telescópios, porque o campo é muito restrito e se os utilizarmos não veremos nada”, acrescentou.
Para observar o fenómeno nas melhores condições, com céu limpo, as pessoas devem deitar-se no chão, proteger-se contra o frio e assistir ao espectáculo natural sugere Pedro Ré.
Referências: Ionline e wikipédia