Porque Está o Nosso Cérebro a Diminuir?
O tamanho médio do cérebro humano diminuiu cerca de 10% – o tamanho de uma bola de ténis – ao longo dos últimos 30 000 anos. Pode parecer preocupante, mas os cientistas afirmam que não é caso para alarmar. De facto, o cérebro humano diminuiu com o aumento da densidade populacional.
“Ao surgirem sociedades complexas, o cérebro diminuiu porque as pessoas não precisavam de ser tão espertas para sobreviverem“, disse David Geary, professor de Psicologia da Universidade de Missouri.
Mas esta diminuição não significa que os homens modernos são mais burros do que os seus antepassados – tanto os Homens de Neandertal como os de Cro-Magnon tinham cérebros maiores –, simplesmente que desenvolveram formas de inteligência diferentes e mais sofisticadas, de acordo com Brian Hare, professor assistente de Antropologia na Universidade de Duke.
Hare notou ainda que se pode observar o mesmo fenómeno nos animais domésticos em relação aos seus congéneres selvagens. Assim, embora os huskies possam ter cérebros menores do que os lobos, são mais espertos, flexíveis e sofisticados do que eles, pois podem compreender gestos comunicativos humanos, comportando-se de forma semelhante às crianças humanas.
Fonte: Discovery News
Comentários
Thiago
Olá, gostaria de fazer uma parceria com o blog Minas Ambiente? O seu banner já se encontra lá! Parabéns pelo blog! Abraco!
10 de Fevereiro, 2011Anónimo
Porque somos TÓTÓS…
11 de Fevereiro, 2011UniPlanet
Olá Thiago,
11 de Fevereiro, 2011já adicionei o banner. Continuação do excelente trabalho!
Um abraço,
Mab