“A Terra tem 4500 milhões de anos. O Homo Sapiens cerca de 200 000 anos. O dia da Terra tem cerca de 40 anos e nasceu em Santa Barbara, Califórnia.
A 28 de Janeiro de 1969, uma plataforma petrolífera do Pacífico derramou 757 000 litros de crude no mar durante 11 dias. Milhares de aves, golfinhos e focas do Canal de Santa Bárbara foram arrastados para a costa, cobertos de petróleo. Com este desastre nasceu um movimento ecologista sem precedentes, que um ano mais tarde viria a criar a festa em comemoração da Mãe Terra, agora adoptada a nível mundial. A 22 de Abril passou-se, então, a comemorar o Dia da Terra. Também serviu para consciencializar a comunidade e para dar à luz o Conselho Ambiental da Comunidade (CEC Community Environmental Council em inglês), uma organização dedicada à protecção do ambiente.
Selma Rubin (28/03/1915 – 9/03/2012) a co-fundadora do Dia da Terra, salvou uma zona costeira da construção de 1.535 casas, nos anos 70. Nessa altura, não havia nenhuma lei sobre a protecção ambiental. Se essas casas fossem construídas teriam criado um efeito dominó de construção e teriam mudado o perfil da costa central da Califórnia, que é hoje, uma grande atracção turística. O terreno que Selma salvou, serve como exemplo do que a comunidade pode fazer para defender o seu património natural.Em 1979, descobriu-se um buraco com 1 milhão de km2 na camada de ozono. Em 2006, o buraco atingiu 27 milhões de km2. Os Clorofluorcarbonetos (inventados por DuPont em 1928 como refrigerantes) pareciam ser a invenção do século: baratos de produzir e, ao contrário das soluções anteriores, não eram venenosos. Mas finalmente a solução saiu-nos cara, especialmente para aqueles que sofreram de cancro da pele. Deixaram de se produzir em 1996, mas continuaram a aumentar o buraco até 2006. Agora parece que a camada de ozono começa a dar sinais de recuperação.
Ao fim ao cabo, a Terra não precisa de nós. Se cuidarmos do ambiente, da biodiversidade, dos rios e oceanos, fazemo-lo por nós. Se reduzirmos as emissões de CO2, por exemplo, beneficiaremos os nossos pulmões. O que temos a perder?”
Cada vez mais acho que os abusos sobre o planeta não vão parar. Há muito lucro em jogo…
Excelente post!
Feliz Dia da Terra, Mab!
"Eu amo a Terra,
todo o azul do mar,
pontes incríveis,
ver tubarões saltar…" XD
Feliz Dia da Terra … Mab !
Olá GaSPaS,
é verdade…mas no Dia da Terra temos que celebrar as pequenas coisas boas que se vão fazendo!
Um abraço,
Mab
Olá Puck,
Obrigado!O vídeo é realmente muito divertido!!
"Umpiara, Umpiara, Umpiara"
Olá Cristina,
já é um bocadinho tarde …mas Feliz Dia da Terra também!