Portugal: energia eólica abasteceu todo o consumo de eletricidade durante parte da madrugada
Portugal voltou a ter na madrugada do dia 27 de dezembro, por um curto período de tempo, a totalidade do seu consumo de eletricidade abastecida por energia eólica, de acordo com os dados da REN – Redes Energéticas Nacionais. Aconteceu entre a 1h45 e as 2h45 do dia 27 de dezembro.
À 1h45 os parques eólicos atingiram uma potência em operação de 4.323 megawatts (MW), num momento em que o consumo na rede (sem contar com as bombagens das barragens) estava nos 4.173 MW. As eólicas continuaram excedentárias durante cerca de uma hora. Às 2h45 o vento alimentava uma potência de 4.063 MW, contra 3.794 MW de consumo.
Às 3h da manhã o consumo (3.985 MW) voltou a superar a produção eólica (3.952 MW), segundo os dados da REN.
Por volta das 4h15, houve alguns minutos, em que a produção eólica voltou a ser marginalmente superior ao consumo de eletricidade do país, mas a partir das 4h30 o consumo da rede elétrica começou a subir e a produção eólica a baixar.
A eólica não foi a única fonte a produzir durante a madrugada, havendo ainda registo de produção a biomassa, gás natural e hídrica, além de alguma importação.
Imagem: Dados da plataforma REN Datahub para a produção e consumo de eletricidade no dia 27 de dezembro, em Portugal.