Wood One

A Wood One, em Paredes, é a primeira fábrica do mundo autossustentável a energia solar. Tem 1485 painéis solares, sendo que cada um é capaz de produzir 400 kw por hora.
É uma empresa de mobiliário de escritório, geriátrico, hospitalar, escolar e de hotelaria de Lordelo, e há 8 anos esteve em vias de falir.

“Em 2008, a empresa faturava 500 mil euros, tinha 21 funcionários e estava prestes a encerrar. Decidi comprá-la, mantive os funcionários e investi em novas instalações e máquinas que nos permitiram fazer o que a concorrência não fazia”, explica Manuel Luís Martins, CEO da Wood One.

A autossuficiência energética da fábrica era uma necessidade evidente: “só em energia elétrica, temos uma conta mensal de 7000 euros”.
As aparas de madeira recolhidas nas máquinas de corte de madeira são também aproveitadas para aquecer as estufas de pintura e a própria fábrica no Inverno.

“A única coisa que me tem aborrecido é que o contrato não me permite doar a energia que sobra durante o fim-de-semana quando não estamos a trabalhar. Tenho desgosto em pensar no desperdício, por isso estou a pensar criar postos de carregamento de veículos elétricos dentro da empresa para, ao fim de semana, as frotas das autarquias poderem vir aproveitar gratuitamente o que produzirmos. Caso contrário, temos de desligar os painéis para não haver sobrecarga”, diz o empresário.

Fonte: DN
Foto: Igor Martins

Comentários

Categorias:

Ambiente,

Última atualização: 7 Junho 2021

Tagged in:

,