Animais da floresta cantam ópera de Bellini nesta encantadora curta de animação
O que acontece na floresta, à noite, quando não há nenhum ser humano por perto?
No mundo do colectivo Illogic, os animais do bosque juntam-se, à luz do luar, para interpretarem um excerto da ópera “Norma” de Vincenzo Bellini.
O concerto surpreendente que daí resulta conta com a participação de uma ave como soprano solista, acompanhada por um coro formado por sapos, ouriços-cacheiros, peixes, tartarugas e até um veado, sob a direção de um esquilo.
“Não queríamos que o elenco ou a localização fossem demasiado exóticos. Queríamos que fosse universal: uma floresta comum com muito musgo; um pequeno lago; imagens fantásticas e uma grande variedade de sons. Tentamos organizar o cenário para evocar a sensação de um teatro, com o toco de uma árvore a servir de palco”, explicou o colectivo Illogic, mais conhecido pela sua curta de animação “Garden Party”, nomeada para os Óscares 2018.
“Quando se trabalha com um universo realista, o principal desafio é ser criativo e manter, ao mesmo tempo, a credibilidade. Como é que o esquilo pode usar a batuta para dirigir os cantores? Podemos colocá-lo apenas sobre duas patas? Para além destas questões, praticamente todos os aspetos técnicos foram desafiadores – especialmente o pelo do esquilo e as penas da ave. As últimas cenas foram particularmente complicadas, com imensas personagens, adereços e a duração de 25 segundos.”
“Testamos vários tipos de música, mas a ópera tem a capacidade de dar uma força genuína às imagens. Pensamos imediatamente num esquilo (…) para o papel de maestro e de um pássaro para a cantora solista”, acrescentou o colectivo.
“Passamos duas semanas a ouvir árias de óperas e acabamos por escolher esta, da famosa ópera ‘Norma’ de Bellini, chamada ‘Guerra Guerra’, que é um hino de guerra. Por isso, se quiserem saber o que os animais estão a cantar, estão essencialmente a preparar a revolução.”
“Maestro” é a primeira curta-metragem produzida pelo novo estúdio de animação Bloom Pictures, fundado, em Montpellier, pela equipa Illogic.
Assista também ao making of da curta, para ver como os animadores criaram os animais, os seus movimentos, os cenários e muito mais:
Música: “Squilla il bronzo del dio… Guerra, guerra”
Orquestra da Ópera Nacional do País de Gales
Soprano: Joan Sutherland
Baixo: Samuel Ramey
Maestro: Richard Bonynge